O país é uma mistura de arranha-céus ultra modernos e iluminados por neon a templos tranquilos, santuários históricos e extensas florestas.
É uma das cidades mais cosmopolitas do mundo, ainda assim, vários costumes antigos do Japão – como se curvar e quando tirar os sapatos – permanecem vivos, e podem parecer intimidantes.
Se você não quiser pagar mico na sua viagem para Japão, use isso como seu “guia de etiqueta e bons costumes”.
Antes de tudo, você sabia que exite um paraíso, muito pouco explorado aqui no Brasil? Confira as nossas dicas para os pacotes para Parque dos Lençóis Maranhenses!
Siga estas 3 dicas no Japão e você será confundido com um local
Cumprimentando os locais
As boas maneiras são tudo no Japão e tudo começa com a primeira impressão.
A maneira mais simples de cumprimentar alguém é dizendo “konnichiwa” (olá). Dependendo da hora do dia, você pode dizer “ohayō gozaimasu” (bom dia) ou “konbanwa” (boa noite).
Isso funciona para todos que você encontrar – motoristas de táxi, balconistas, garçons, operadores de elevadores.
Títulos apropriados são muito importantes. O tradicionalíssimo, San adicionado em um último nome significa Sr., Sra. ou Senhorita, por exemplo, Thales-san.
Use sensei em vez de san para um professor, médico ou outro tipo de profissional.
Em caso de dúvida, san é seguro. (apenas não se refira a si mesmo usando -san — isso seria bobagem)
Enquanto você não precisa se curvar em situações casuais, como a um balconista de loja de conveniência, você deve devolver o arco se você estiver no lado de recebimento.
Quanto mais longo e profundo o arco, mais respeito é transmitido.
O que vestir
A menos que você seja um adolescente, você precisará parecer mais polido. Como você estará andando o dia todo, vista-se confortavelmente, mas em roupas arrumadas e ajustadas.
Nota: Você talvez tenha que tirar os sapatos em todos os restaurantes que você frequenta, então evite sapatos que sejam difíceis de colocar e tirar, e tenha certeza que suas meias ou meias não têm buracos.
Como dar uma volta sozinho pelas principais cidades no Japão
As cidades turísticas como Tóquio, possuem um extenso sistema de transporte público e seus ônibus e trens são limpos e eficientes.
Para turistas com pouco tempo, o metrô é sua melhor aposta, compre um cartão pré-pago em máquinas de venda automática, e carregue-o para usar todos os trens, ônibus e metrôs da cidade.
Os táxis, embora onipresentes e seguros, são caros. Para que o motorista saiba onde você está indo, peça ao concierge do hotel que escreva o endereço e entregue ao motorista a folha de papel para evitar que as coisas se percam na tradução.
Como lidar com hashis nas refeiçoes (pauzinhos)
Você pode usar os hashis na maioria das refeições, mas não se estresse.
Uma dica importante da cultura local: “Resista ao desejo de esfregar seus hashis – tradicionalmente, ele transmite aos donos de restaurantes que você acha que eles são um estabelecimento barato cujos pauzinhos vão desfigurar suas mãos.”
E por favor, não passe comida usando os hashis para os hashis s do seu parceiro de jantar – isso é considerado falta de educação e é uma reminiscência da tradição de transferir ossos cremados para uma urna em um funeral japonês.
Outra coisa para evitar: apontar com seu hashi, colocá-los em qualquer lugar da mesa, exceto o pequeno bloco, ou enfiá-los no arroz (ou em qualquer outra coisa).
Pronto para planejar sua primeira viagem para o Japão? Fale com nossos consultores e reserve seu pacote para o Japão com viagem em grupo e os seus passeios favoritos do Japão.
creditos – us.jnto.go.jp